"O Senhor me revelou que eu devia viver segundo a forma do santo Evangelho" (São Francisco de Assis) —
A todos os nossos irmãos, subordinados a nossa jurisdição, na Igreja de Deus que está em Aparecida, saúde e paz. Cada membro é diferente e possui uma função para que o corpo funcione na sua completude. Deste modo, como pastor deste redil de Aparecida e usando de minhas faculdades enquanto bispo diocesano, e Considerando que a missão evangelizadora da Igreja é, por sua natureza, dinâmica e sempre sensível aos clamores do Povo de Deus, e reconhecendo a necessidade de uma presença pastoral mais próxima, eficaz e contínua no território em questão, após atenta escuta do clero local, do Conselho Presbiteral e das lideranças da comunidade, e discernindo com prudência pastoral os sinais dos tempos e as condições objetivas da porção do Povo de Deus confiada à nossa solicitude episcopal. Movidos por este espírito evangélico, que impulsiona a Igreja a ir ao encontro dos que têm fome da Palavra e sede de Deus, e conscientes de que a missão da Igreja é tornar presente, em cada realidade humana, a misericórdia e a proximidade do Cristo Bom Pastor, nós, Edgard Costa Cardeal Bergoglio, por graça de Deus e mandato da Santa Sé, tendo consultado o Conselho Presbiteral, ouvido o parecer das lideranças locais e discernido pastoralmente com oração e prudência,
DECRETAMOS,
nos termos dos cânones 515 §2, 516 §1 e 518 do Código de Direito Canônico, a ereção canônica da Área Pastoral São Francisco de Assis, no território da Diocese de Aparecida, compreendendo as comunidades e setores indicados no anexo deste decreto.
A nova Área Pastoral terá como celeste padroeiro São Francisco de Assis, cuja vida evangélica é inspiração e chamado à simplicidade, fraternidade e entrega total à missão. Lembramos suas palavras: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível” — expressão viva do dinamismo missionário que deve marcar esta nova porção do Povo de Deus.
Esta Área Pastoral será confiada ao cuidado pastoral de um presbítero por nós nomeado, que exercerá suas funções conforme o cânon 517 §1, sob nossa orientação direta, zelando pela proclamação da Palavra, celebração da Eucaristia e demais sacramentos, formação cristã e ação caritativa.
Este decreto entra em vigor a partir da data da missa solene de instalação com a presença do povo de Deus, dos presbíteros e lideranças eclesiais locais.
Ordenamos que este documento seja publicado nos canais oficiais da Diocese, lido nas comunidades que integram esta nova Área Pastoral e arquivado na Cúria Diocesana.
E para que a missão confiada a esta nova Área Pastoral floresça e dê muitos frutos de fé, caridade e esperança, rogamos a intercessão daquele que, em humildade e obediência, se fez pequeno para que Cristo fosse grande — São Francisco de Assis, que nos recorda sempre: “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.”
DADO e PASSADO na episcopal cidade de Aparecida, sob sinal e selo de nossas armas, aos 14 dias do mês de maio do ano de 2025, sob a coroa pontifícia do Papa Gregório I.

